Car Audio - Instalações e Intervenções > Do it Yourself @ home

fibra de vidro

<< < (3/5) > >>

A8V8TDI:
E se ajudassem o rapaz em vez de dar tanga?  :roll:

Tirados de outros foruns...


--- Citar ---material necessario para a peca em fibra:

- manta de fibra de vidro   (existem em varias gramagens. Deve escolher-se uma gramagens que seja o suficiente fina para poder-se moldar os detalhes com alguma precisao,como curvas acentuadas, dado que a mais grossa depois tem tendencia a ser dificil de conseguir efectuar curvas e contra curvas apertadinhas. No caso de grandes planos mais ou menos direitos, pode-se utilizar gramagens mais grossas e assim menos camadas sao necessarias)

- resina acelerada  (resina, que serve para embeber a manta de fibra e com isso fazer com que ela se torne dura depois de seca. acelerada e ja preparada para aplicar na manta de fibra de vidro, se requerer secantes)

- calatizador    ( o catalizador, serve para acelerar a reaccao da secagem da resina. tem que se cumprir a percentagem de catalizador dado que um aumento significativo do catalizador na mistura, faz com que esta seque muito rapido e nao de tempo para trabalhar a vontade. Depois de comecar a secar a Resina vai para o lixo)

- monoestireno  (este produto, utiliza-se para diluir a resina. Funciona como uma especie de diluente de resina, e serve basicamente para ajudar a resina a ficar mais liquida, sem contudo, intervir no processo de secagem nem endurecimento da mesma. Estando mais liquda a resina trabalha-se melhor e embebeda a manta de fibra mais facilmente)

 

* este processo e facil e requer apenas os materiais necessario e alguma pratica

 (atencao, este processo em baixo, nao fala no processo com moldes negativos e utilizacao de gelcoat, desmoldantes, etc..., é apenas a realizacao de pecas por fibragem simples por cima de um molde simples (por exemplo gesso) e alisamento com betume polyester):

Mistura-se a resina com a percentagem de catalizador indicada no rotulo do mesmo, e junta-se a mistura um bocado de monoestireno. Mexe-se bem ate ficar homogeneo. a resina muda de cor nesta fase.

Vai-se colocando a manta de fibra onde se quer fibrar, e com a ajuda deum pincel, vai-se embebendo a manta com a mistura de resina. (nao tenham medo em colocar resina a vontade) vao colocando camada sobre camada, ate ter a grossura que pretendem.

Depois de seco, com a ajuda de uma rectificadora, grosa, ou ate de um alicate de cortar chapa ou ate de podar os ramos, pode cortas os escessos de fibra para colocar a peca na sa forma final.

Depois, pode-se entao, aplicar betume polyester para preencher os poros da fibra e alisar a peca.

Pode utilizar-se ainda, primario de encimento que ajuda a encher irregularidades em toda a peca.

Depois disso tudo e so pintar.

 

Processo de realizacao de um molde negativo com utilizacao de gelcoat e cera desmoldante (acrescentado apos conversa com nino_rr)

O gelcoat, e uma especie de tinta muito grossa, que se aplica tanto para fazer moldes, como para as proprias pecas em fibra.

Colocas desmoldante numa carenagem por exemplo (cera desmoldante), depois, por cima da cera dás com essa "tinta" (gelcoat) que e muito grossa (a cera faz com que o gelcoto seque junto a peca, sem contudo ficar agarrada a ela). Pode ser aplicada a pincel ou a pistola tb.

O gelcoat fica como uma camada superficial muito grossa, na forma da peca, com todos os pormenores e lisinha do lado da peca, mas fica rugoz na parte de fora, como casca de laranja, para que a fibra que vais aplicar para fazer o molde, adira bem.

Aplicas umas camadinhas de fibra por cima do gelcoto. e com a preocupacao de fazer chegar fibra a todos os cantinhos, pormenores, buraquinhos, etc, e que fique com alguma consistencia.

Deixa-se secar bem no sitio, fazendo assim uma peca, encostada a peca original, que e o negativo do que queres.  Retirar o molde, que com a cera desmoldante deve sair bem, dexando a peca original intacta.

Depois, ja com o negativo da peca (molde) todo feitinho (ha quem o lixe e pinte, mesmo como se fosse uma peca original, na parte que interessa, para aumentar assim, ainda mais a perfeicao da peca a realizar), repete-se o processo:

coloca-se cera desmoldante na parte lisinha do molde e pelo mesmo processo, fazes a peca que queres.

A utilizacao de gelcoat, alem de realizar pecas mais perfeitas, ainda tem a vantagem o facto de nao ser preciso depois encher os poros e alisar o fibra com betume, dado que a peca que depois se desmolda, vem lisinha (ja com o gelcoto a fazer de betume) como a de origem. Lixa-se bem, pinta-se e ta feito.

 

Sitio que conheco para comprar materiais muito barato:

no Prior Velho, ao pe de Sacavem (seguir em direccao aos armazens de sofas) existe uma loja MAXTERPLAS que vende tudo o que se pode imaginar em fibra. por exemplo alguns precos aproximados:

1 kg de resina acelerada  5 euros

1/2 kg de betume polyester 3 euros

o metro da manta ou tecido de fibra varia com a gramagem mas 15 euros de fibra ja da muita coisa acreditem.

1 litro de monoestireno ja nao me lembro mas e barato tb e o catalizador sao trocos.

Com 50 euros de material da para fazer muiiiiiiiita coisa.

 

Delegaccao de Sacavem:

Quinta de Sao Joao das areias, lote 48 - apartado 41 - 2686 sacavem

Tlf. 219407290

Delegacao do norte:

Rua da Boavista 28 - Armazem 4 - Feiteira - Grijo - 4415 Carvalhos

Tlf. 227455442
--- Fim de Citação ---

De outro forum de modelismo nautico...


--- Citar ---Na laminagem que expliquei não se dilui.Nas madeiras ,então pode-se e deve diluir a resina com álcool ou acetona, podemos também aquecer a resina (num termoventilador)para ela ser mais líquida,e entranhar melhor.
Hoje em dia há resinas especificas para os diferentes materiais ,não se deve aldrabar ,pois arrisca-se a sair asneira irremediável.
Para Carbono deve ser uma resina de muito boa qualidade que permite ficar uma superficie dura,nas fibras é empregue uma intermédia , nas madeiras há umas que ficam aborrachadas serve muito bem.
--- Fim de Citação ---

pms:
epa tal como te disse se a resina secou mais vale comprar noa tambem uma embalagem de 1k de resina kusta apenas €4.95 pelo menos aonde custumo comprar ai tambem n deve ser muito por ai alem, e um kilo da-te para uma grande superficie.

fsilva:
acabei por comprar uma embalagem nova de resina
a outra já estava de tal maneira seca que nem com diluente, nem acetona, nem álcool.

foi a minha primeira experiência com fibra e resina e tal.

a primeira camada demorou cerca de 24H a ficar totalmente seca

demora assim tanto tempo a secar?

MaD:
devias ter metido várias camadas de uma so vez ;)
mas sim... demora bastante, consoante a quantidade de catalizador que metes :P

pUbLIS:
(Bem.. para não estar a dispersar informação, vou desenterrar este topic..)

Eu vou agora começar a fazer uma peça para a consola central do meu 206.
A ideia é remover o display e meter lá 2 manómetros (pressão do turbo e pressão do oleo), e continuar com um look muito clean.. como se tivesse saído assim da fábrica.

Esta foto não é minha, mas é só para aqueles que não conhecem a consola, ficarem a conhecer.



Dito isto, e depois de pesquisar um bocado... deparo-me com algumas dúvidas.

Neste momento já tenho aquela parte da consola cá fora... e com muita paciência e uma pistola de ar quente, lá consegui abrir o bocal daquela zona para lá caberem os manómetros. Também removi um bocado de plástico naquela zona para ajudar.

1ª fase



2ª fase



Agora começa a construção da peça em si..

Comecei por usar um tecido que aqui tinha e colar a toda a volta... mas a verdade é que não gostei nem da grossura do tecido nem da (falta de) elasticidade. Dei um pulo ao paga-pouco e comprei um bocado de licra. Um mimo.. é mais cara mas não só é fina como super elástica.

Amanhã vou tentar dar um pulo ao Izzi ou ao AKI para comprar mdf (talvez com 1 cm de espessura) para fazer os aros onde os manómetros vão assentar.

As dúvidas:

- Que tipo de fibra devo utilizar?
Visto que isto é uma peça pequena e com muitos detalhes, talvez deva usar aquela fibra toda desfiada, não é? Não é em manta, mas tipo lã.. certo?

- Que tipo de resina devo usar?
Sei que existem (pelo menos) 3 tipos de resina que podemos usar, mas ainda não percebi que tipo de resina devo usar. Sei que há a resina de Poliester, Epoxy e Vinilester. Já me disseram que o ideal seria usar a resina epoxy, mas não faço a minima ideia.

- Será que devo começar logo a trabalhar com fibra??
Depois de ter colado a licra ao plástico e ter visto que ela fica rija com a cola, lembrei que talvez fosse boa ideia pincelar só com resina a licra, para que ela ganhe alguma rigidez. Depois disso, começar então a aplicar a fibra de vidro. O que é que dizem?

Abraço

Navegação

[0] Índice de mensagens

[#] Página seguinte

[*] Página anterior

Ir para versão completa