Autor Tópico: Programa de analise de som :)  (Lida 4185 vezes)

Offline hugomsmamorim

• 25 Wrms
  • *
Programa de analise de som :)
« em: 08 de Abril de 2009, 15:44 »
Olá, estou a tentar usar este programa http://audio.rightmark.org/products/rmaa.shtml e estou com algumas dificuldades em conseguir comparar o gráfico das frequências originais para o gráfico das frequências gravadas :) será que há por aí alguém que já usou e que possa dar uma ideia ?

ps- o programa é grátis

Offline JLobo

• Moras aqui?
  • Vou andar por aí...
Re: Programa de analise de som :)
« Responder #1 em: 08 de Abril de 2009, 16:45 »
Como estás a gravar as frequências?

Offline hugomsmamorim

• 25 Wrms
  • *
« Responder #2 em: 08 de Abril de 2009, 17:14 »
Com um microfone que tenho da philips

Offline JLobo

• Moras aqui?
  • Vou andar por aí...
« Responder #3 em: 08 de Abril de 2009, 17:18 »

Muito provavelmente aqui estará a resposta para o teu "problema"...

Não é com qualquer microfone que podes fazer isso...

Offline hugomsmamorim

• 25 Wrms
  • *
« Responder #4 em: 08 de Abril de 2009, 17:29 »
Sim eu isso já andei a pesquisar no fórum e já "vi" que a maior parte dos micros não capta de uma certa frequência para cima.
Eu consigo captar as varias frequências de teste, mas não consigo é depois verificar com as de "origem".
Ou seja o programa imite os sons de teste que são gravados ao mesmo tempo eu suponho que o programa depois compare o que grava com o que emitiu para verificar se esta tudo bem configurado

Offline VBASS

• 500Wrms
  • **
« Responder #5 em: 09 de Abril de 2009, 08:41 »
Pelo nome do produto não chegamos lá!
Qual é a referência do micro?
Gostava de estudar as caracteristicas dele. :wink:

Abraço by VBASS 8)
My American Idol...ANIMAAALLL
http://www.youtube.com/watch?v=0yvHWyvexZA

Offline hugomsmamorim

• 25 Wrms
  • *
« Responder #6 em: 09 de Abril de 2009, 12:02 »
A referencia do micro é um sbc md 140
mas o problema esta na minha interpretaçao do programa .... é que como sou meio mouco dos ouvidos :) nao consigo afinar bem o radio

Offline VBASS

• 500Wrms
  • **
« Responder #7 em: 09 de Abril de 2009, 19:08 »
mas o problema esta na minha interpretaçao do programa .... é que como sou meio mouco dos ouvidos :) nao consigo afinar bem o radio

Caraças, já podias ter dito isso :doh!:....olha eu sofro do mesmo mal e uso isto antes de afinar o meu rádio.

Chato é que afinação daquilo só dura uns dias :roll:....e depois lá volto a espetar mais uma dose de Audispray e aquilo volta afinar tudo sózinho. :lol: ando sempre todo encharcado. :mrgreen:

Já volto...vou estudar as caracterista deste mic para te dizer o que é que ele vale.ok?
Até já! 8)

Offline VBASS

• 500Wrms
  • **
« Responder #8 em: 10 de Abril de 2009, 00:03 »
Amigo penso que estás a utilizar o microfone com as caracteristicas erradas.
Esse microfone Philips SBC MD 140 é um microfone dinamico com caracteristicas (Cardióide) com componente 50% omnidireccional e 50% bidireccional e ponto nulo de 180º

Logo é um tipo de micro habitualmente utilizado para captação de voz, exemplo do famoso SM58..... e também para captação de som proveniente de um amplificador de guitarra ou de um baixo exemplo do menos famoso SM57. ;)

Na minha humilde opinião o tipo de microfone que tu precisas de ter ai para captar todo o som do interior do habitáculo do teu carro é sem sombras de duvidas um microfone com caracteristicas (componente 100% omnidireccional) utilizado por excelência em estudios de gravação. ;)
Um microfone omnidireccional tem um ruido de manuseamento relativamente baixo e não possui o efeito de proximidade de realçe de frequencias de grave como tem por exemplo os micros da familia cardiódes.
No entanto é sabido que os micros Cardióide, Hipercardióide, e Supercadióide são micros com um alcance maior do que um omnidireccional. Graças ao seu padrão de captação voltado para a frente, ele possui uma alta relação entre a resposta a sons vindos na direção do seu eixo e a resposta a direções aleatórias e quando utilizam condensador "phatom power" uuuiii ai então a conversa é outra.Exemplo disso, é o famoso AKG C1000S que pode ser alimentado tanto por uma bateria interna de 9V quanto por “phantom power”.
Um microfone com padrão hiper-cardióide pode ser usado a uma distância 2 vezes maior do que o omnidireccional para produzir um mesmo resultado.No então para esta missão a minha escolha recai para um micro omnidireccional. O trabalho que pretendes fazer ai parece bastante delicado e o espaço fisico não é muito grande tendo em conta que se trata do habitáculo de um automóvel.Não te esqueças que os vidros de um carro são superficies de reflexão de ondas sonoras que podem causar reverbação no interior do carro.Não sei como tens disposto e orientado dos teus altifalantes mas este tipo de coisas não são tarefa facil de executar.Eu no meu carro tenho o som devidamente parametrizado a ouvido...para mim ainda não existe no mundo um aparelho de ajuste/afinação sonoro tão preciso, rigoroso e exigente como o de um bom ouvido humano bem treinado.;)
Pensa nisso ! ;)
Já agora, reparo que o o jack de 3,5mm desse micro da Philips é tipo TS ou seja, isso é para tipo de utilização não balanceada(mono) isso é compativel com Maquina/ PC que estás a utilizar ....ou usas algum tipo de adaptador?

Microfone PHILIPS SBC MD 140

PS.Agora se tiveres bastantes €€€s na conta, podes sempre arranjar algo deste género. :mrgreen:

Neumann Dummy Head KU 100 Microphone

http://www.neumann.com/?lang=en&id=current_microphones&cid=ku100_description

Offline PPClasseA

• Car Audio PT Team
  • Moras aqui?
  • *
  • Nucha R.I.P.
« Responder #9 em: 10 de Abril de 2009, 02:05 »
Pois muitos euros é favor esse Neumann é caro para c*****!!!
Pioneer DEX-P9R + DEQ-P9
Morel Supremo Piccolo
Focal Utopia Beryllium 3w2
Focal Utopia Beryllium 6w2
Audison VRX 4.300 Ex
Audison VRX 4.300
Peerless XXLS-269-4

Offline hugomsmamorim

• 25 Wrms
  • *
« Responder #10 em: 10 de Abril de 2009, 02:53 »
Muito obrigado pela explicação :) sempre aprendi mais qualquer coisa de útil e vou deixar de mexer com estes programas, com este micro é impensável.
Bom então a melhor das hipóteses e talvez a mais rentável será "alugar" os seus ouvidos juntamente com um   :fixe:.

Obrigado ;) e boa pascoa.  :D

Offline VBASS

• 500Wrms
  • **
« Responder #11 em: 10 de Abril de 2009, 11:09 »
Pois muitos euros é favor esse Neumann é caro para c*****!!!

Ya amigo paga-se bem por este tipo de equipamento....mas também só faz sentindo adequirir um destes se uma pessoa tiver por de trás um grande suporte técnico de maquinas e não falo simplesmente do uso vulgar de uma mesa de mistura acompanhado de um processador/efeitos com compressão acústica e um gravador de CDs :D......para esse tipo de trabalhos de elite deve-se usar um brinquedo deste género.

Hard Disk Workstations

Exemplo do Roland VS-2000CD

http://www.roland.com/products/en/VS-2000CD/index.html

....e claro um bom técnico de som com anos de experiencia e de preferencia com um ouvido bem treinado para operar na maquina. :wink:

Offline VBASS

• 500Wrms
  • **
« Responder #12 em: 10 de Abril de 2009, 11:33 »
Muito obrigado pela explicação :) sempre aprendi mais qualquer coisa de útil e vou deixar de mexer com estes programas, com este micro é impensável.

De nada amigo...estamos sempre aprender uns com os outros.
Olha não concordo que deixes de mexer e pesquisar e procurar evoluir neste area, mesmo que tenhas que dar uns quantos passos para trás. :wink:
Alías é bom recuar um pouco e olhar para as coisas de outra perspectiva.
É sempre bom tentarmos entender como funcionam as coisa mesmo que não tenhamos as ferramentas exactas ao nosso dispor para realizar determinado trabalho.O saber não ocupa espaço. :wink:  E claro que podes sempre contar com alguma ajuda aqui do ppl. :fixe:

Bom então a melhor das hipóteses e talvez a mais rentável será "alugar" os seus ouvidos juntamente com um   :fixe:.

Obrigado ;) e boa pascoa.  :D

:lol: :lol: eu não "alugo" os meus ouvidos ...posso lhe emprestar por uns minutitos mas só na condição de devolver-me depois.OK? :mrgreen:
Claro que sim!Talvez quando nos encontrarmos num encontro aqui da CAPT ou quem sabe num evento da especialidade. :fixe:

Boa pascoa! :D

« Última modificação: 10 de Abril de 2009, 19:19 por VBASS »

Offline hugomsmamorim

• 25 Wrms
  • *
« Responder #13 em: 11 de Abril de 2009, 02:20 »
O que vale é que por aqui é só boa gente :)  :fixe: vou esperar por um desses encontros para ver se fico menos "mouco"
Abraço :)