Autor Tópico: Avaria em Amplificador JBL GTO 75.4  (Lida 2193 vezes)

Offline Fsystem

• 25 Wrms
  • *
Avaria em Amplificador JBL GTO 75.4
« em: 24 de Maio de 2009, 15:42 »
Boa tarde,
Tudo bem convosco?

Como o tópico indica, estou com um grande problema num amplificador, que adquiri esta semana, que mandei vir da net, usado, na qual para meu espanto quando o vou ligar, ele fica com o protect intermitente, mas depois lá estabilizou. Comecei a experimentar os reguladores, e um da Saida REAR, que diz mode (o que muda de coluna para subwoofer- HP/LP/FLAT.) e cada vez que mexia nele, o amp ia abaixo e ligava o protect. Ou seja só uma saida Front é que funciona na perfeição, embora uma das front toque muito baixinho mesmo. E as Rear nem tocam. Eu desmontei-o para o meu pai ver porque percebe disso, anda no ramo de reparações de electrónica à muito tempo, e o que ele detectou foi que havia uns problemas de soldadura, contudo isso não foi o suficiente para resolver este problema. E continua na mesma, assim que se liga primeiro que estabilize. Gostaria de saber se alguém tem conhecimentos nesta área ou que possa dar umas dicas. O meu pai disse-me que a solução era arranjar os mapas/esquemas do amplificador, mas isso é impossível de se arranjar né?

Desde já agradeço a vossa atenção e peço desculpa pelo incomodo

É que ele nem foi muito barato para o deitar fora

Cumprimentos :fixe:

Offline Fsystem

• 25 Wrms
  • *
Re: Avaria em Amplificador JBL GTO 75.4
« Responder #1 em: 24 de Maio de 2009, 16:20 »
Pronto, agora é que ainda sai noticias piores, a cada dia que passa ele fica ainda pior  :doh!:

Agora já entra sempre em protect, quando sai de protect já não dá som com nenhuma saida  :?

Agora é que foi deitar dinheiro fora.

Se alguém souber indicar alguém que o consiga arranjar, ou que pudesse dar um orçamento para eu ver se compensava agradecia...

Com os meus cumprimentos

Obrigado :fixe:

Offline Jetta

• 500Wrms
  • **
« Responder #2 em: 24 de Maio de 2009, 16:33 »
Se poderes envia de volta, dá pra ver que esta com sérios problemas.
PS: Já passaste pela apresentação?
Fonte: Pioneer AVH 8400BT
Processsador: Audison Bit Ten
Tweeter: Audison Voce AV 1.1
Woofer: Audison Voce AV K6
Amplificador colunas: Alpine PDX F4
Amplificador Subwoofer: Alpine PDX M6
Subwoofer JL Audio 10w3

Offline Fsystem

• 25 Wrms
  • *
« Responder #3 em: 24 de Maio de 2009, 17:28 »
Boas Jetta, sim apresentei-me antes de vir aqui como regra geral do Forúm  :fixe:

Pois, isso é que acho que a pessoa que vendeu não irá aceitar, mas não há nada como que uma boa conversa para esclarecer as coisas. Porque dei 90 Euros por ele, e para estar encostado ou para gastar secalhar 50 Euros para arranjar é capaz de não compensar muito, visto que a gama acima deste anda nos 200 Euros.

Mas agradeço a tua opinião.

Com os meus cumprimentos

Obrigado :fixe:

Offline A8V8TDI

• Membro CAPT Team
  • Moras aqui?
  • *
  • V8 TDI Power
« Responder #4 em: 24 de Maio de 2009, 21:39 »
Quando o compraste o vendedor disse que funcionava?
Se sim então devolve-o...

Offline Fsystem

• 25 Wrms
  • *
« Responder #5 em: 24 de Maio de 2009, 22:14 »
Comprei a uma pessoa desconhecida na net, num anuncio, ele disse-me que o amp era novo, so tinha sido experimentado, nunca utilizado sequer, e relativamente de aspecto está imaculado.
Eu vou falar com essa pessoa, que me pareceu de bastante confiança e séria, de modo a expor o problema, e de certeza que chegaremos a um consenso.

Já agora indicaram-me para talvez adquirir um Service Manual, que aí tem esquemas da placa do amplificador, é que com isso já o meu velho arranja o bicho, porque ele percebe muito de reparações e ele disse que com um esquema das pistas seria muito mais facil arranjar aquilo, ou ver qual a possivel avaria.

O que acham, esse service manual que se vê a venda em muitos sites trás algo útil nesse aspecto?

Com os meus cumprimentos, Obrigado

Offline bangel

• 1500Wrms
  • Sintoniza-te....
« Responder #6 em: 24 de Maio de 2009, 22:32 »
Verifica a linha de massa, verifica a parte do cross/pre e se algum dos transístores da fonte de comutação apresenta aspecto queimado. Confirma se nenhuma via se soltou/quebrou/juntou.

De resto só mesmo com o manual é que vais lá...ou muita paciencia para fazer reverse engineer 

Offline Fsystem

• 25 Wrms
  • *
« Responder #7 em: 24 de Maio de 2009, 22:38 »
Obrigado a todos pela dica...

"bangel"
Andei eu e o meu pai de volta disso, tirando que eu só sei ver algo queimado ou com problemas de soldadura, como qualquer pessoa sabe ver, mas o meu pai tem pratica nisso pois sempre trabalhou a nivel de reparações de componentes electrónicos, por isso tava a pensar em comprar um manual desses anda a volta dos 10 Euros +/-, só que tenho que ver se sei de alguém que comprou para saber como funciona isso.

Quanto a algo queimado, é o mais certo, mas de aspecto nada ta preto nem nada. A unica coisa que alertou foi 2 transístores que tinham problemas de soldadura mas ele soldou, impecavelmente, sem deixar qualquer curto, mas o problema não era daí. Por isso a salvação só poderá ser mesmo o Service Manual.

Mais uma vez agradeço a paciência e o vosso contributo

Obrigado, Cumprimentos

Offline bangel

• 1500Wrms
  • Sintoniza-te....
« Responder #8 em: 24 de Maio de 2009, 23:44 »
;) é tentares...eu nunca comprei nada desse genero online...esquemas de tv é o que não falta na garagem do meu pai mas disso nop não a nada...mas já pelo que vi a outras pessoas a queixarem-se pela net ;)

Offline Fsystem

• 25 Wrms
  • *
« Responder #9 em: 24 de Maio de 2009, 23:46 »
Eu nunca tinha ouvido falar disto na net, um rapaz é que me deu uns sites e comecei a ver, andam à volta dos 10 Euros +/- não acho caro.

Obrigado mais uma vez :fixe:

Offline Fsystem

• 25 Wrms
  • *
« Responder #10 em: 26 de Maio de 2009, 22:56 »
Boas

Já adquiri o service manual do GTO 75.4, caso alguém queira manuais destes, arranjo sem problemas, porque registei-me num site que agora posso usar aquilo até um mês  :mrgreen:

E como não tenho mais nada para sacar, tirando outras coisas que aproveitei para ver.

E se puder ser-vos útil, estou ao vosso inteiro dispor :fixe:

Quanto ao arranjo do amp, vou dar as papeladas ao meu velho para ele ver se faz algo disso, ele é que é o mestre, porque não percebo pevide daquilo  :mrgreen:

Cumps :fixe:

Offline Fsystem

• 25 Wrms
  • *
« Responder #11 em: 24 de Junho de 2009, 12:22 »
Boas novamente...

Ontem arranjei um tempinho para me meter de volta do amplificador, revi a placa de uma ponta a outra, não escapou nada, e pelo que vi nada tinha problemas, aparentemente. Apenas uns problemas de soldadura mas já tinham sido rectificados por mim outrora.

Contudo surgiu-me uma eventual ideia para o problema do mesmo, que foi que alguns conectores das regulações de bass, etc...estavam um pouco oxidados. O que poderá ser uma causa dele entrar em protect certo? Problemas de humidades não?

Ando a pensar em besuntar ele com WD40 para ver se retira eventuais humidades.

O que acham?

Cumprimentos :fixe: 

Offline Fsystem

• 25 Wrms
  • *
« Responder #12 em: 28 de Junho de 2009, 14:13 »
Boas, novamente...

Tomei a decisão de besuntar uma parte do amplificador (os reguladores) com WD40, no entanto verifiquei que ele estava na mesma...

Contudo houve a necessidade de fazer algumas medições com ele ligado para ver os níveis de corrente, e subitamente quando este, entra em protect à uma súbita descida de voltagem, dos 38V para os 25, isto medido nas bobines.

Com este acontecimento surgiu a hipótese de poder ser da sua fonte de alimentação.

Gostaria de saber se alguém já teve algum problema idêntico ou que tem algum conhecimento na matéria que me pudesse dar algumas dicas...

Com os meus cumprimentos

Obrigado

Offline bangel

• 1500Wrms
  • Sintoniza-te....
« Responder #13 em: 28 de Junho de 2009, 21:45 »
Se é da fonte é dor de cabeça, as fontes por norma auto regulam o duty-cicle para obter uma saída mais constante possivel, o que leva a essa queda não te sei dizer, verifica a temperatura da bobine, e dos transistores

Offline Fsystem

• 25 Wrms
  • *
« Responder #14 em: 28 de Junho de 2009, 22:03 »
Obrigado pela atenção Bangel...

Quanto à temperatura, pelo menos das bobines...ao fim de algum tempo começaram a aquecer (quando não estava em protect, pois com os reguladores em HP ele funciona, baixinho mas funcionan, agora em flat ou outra, já entra em protect, em ambas as saídas, agora em relação aos transistores não reparei.

Cumprimentos.

Offline A8V8TDI

• Membro CAPT Team
  • Moras aqui?
  • *
  • V8 TDI Power
« Responder #15 em: 29 de Junho de 2009, 08:36 »
Não deverias ter utilizado wd40, mas sim um spray próprio de limpar contactos que em vez de silicone é um produto à base de alcool e seca muito rápido...
Já resolvi uma vez uns ruidos de um amp com isso! :fixe:

No entanto se tiveres alguma coisa queimada não há milagres e apesar de não saber se deste muito dinheiro por esse amp, mas continuo a achar que não deverá valer o trabalho... :roll:

Offline Fsystem

• 25 Wrms
  • *
« Responder #16 em: 29 de Junho de 2009, 11:56 »
Boas mas pelo que li sobre WD40 não tem silicones e é apropriado para componentes electrónicos...Mas a minha ideia para ter usado isso foi mesmo para remover alguma oxidação que os botões poderiam ter,e não meti na placa toda, foi só mesmo na zona dos botões que provocam a activação do protect.

Sim digamos que acho que vale a pena pois gastei nele 90 Euros e não foi tão pouco quanto isso  :?

Mas agradeço a tua colaboração AVATIME e dos restantes membros do forúm.

Contudo penso que o problema poderá ser resolvido porque o user Bangel, deu-me a dica que poderá ser dos OP-AMP, e foi coisa que nem sequer medi, logo poderá ser alguma falha nisso...

Hoje vou ver se meto-me de volta dele mais o meu pai, depois digo como ficou aquilo, se foi algo derivado a isso ou não.

Cumprimentos